Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Se você fosse um bicho, que bicho gostaria de ser?



Este é o mote de Soltando os bichos, escrito por Rosana Ferrão e Dylan Ralphes e ilustrado por Humberto Barros. Uma brincadeira entre mãe e filho que virou livro e será lançado no próximo domingo (27/11), às 19 horas, na Argumento do Leblon. 
Para Rosana e Dylan, cada bicho tem uma personalidade diferente, que nem gente. Então será que se fôssemos bicho, teríamos personalidade de bicho... ou de gente? Isso só lendo o livro e soltando a imaginação!
Mas... e se pudéssemos estender essa brincadeira pra outros campos? A Escrita Fina quer saber: e se você fosse um livro, que livro seria? Conta pra gente ;-)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parabéns, Candelária!

Ilustração de Luciana Grether Carvalho para o livro Cordel da Candelária

A igreja da Candelária, um dos grandes marcos arquitetônicos, artísticos, turísticos e culturais (ufa!) do nosso Rio de Janeiro completou 200 aniversários este ano. Você conhece a história dela? Pois a Sandra Lopes ( lembra dela no Convite carioca?) conhece muito bem! E foi assim que ela montou, junto com as belas ilustras da Luciana Grether, esse presentaço chamado Cordel da Candelária. 
O livro será lançado lá mesmo, sábado, dia 26, às 9 da matina. É cedo, nós sabemos, mas quando vocês virem aqueles painéis espetaculares do pintor João Zeferino da Costa, o sono vai embora rapidinho!

E como está virando moda nesse blog que vos fala, tem entrevista comemorativa de novo! Cola aqui com a gente pra conhecer mais sobre a Sandra e a Luciana =)

Sandra Lopes


De onde saiu a ideia de fazer um livro sobre a Candelária?

Tudo começou ao escrever o Convite Carioca. Fiz vários passeios pela cidade, inclusive ao centro histórico. Destas andanças pelo Rio Antigo vieram os poemas: Os Arcos, Paço Imperial e ali pertinho uma estrofe gigante me olhava: a Candelária, majestosa e imponente! Resolvi então atender ao seu chamado e comecei a pesquisar sobre a sua construção. Deparei-me com tantos nomes, fatos e curiosidades que o texto da Candelária foi seguindo seu modelo arquitetônico e cresceu, cresceu de tal forma que se tornou uma construção textual digna de ser cantada em um cordel.

Por que um cordel?

Gosto da musicalidade, do ritmo, da construção dos versos. O tema combinou e se afinou com este gênero poético, tão popular e brasileiro. Ao mesmo tempo a riqueza do erudito com o popular e o singelo com o majestoso se fez pelo rendado das ilustrações de Luciana Grether Carvalho e com os painéis da Candelária.

Qual a sensação de ter o lançamento do livro no lugar que o inspirou, a própria Candelária?

É a segunda vez que lanço um livro no lugar de inspiração de um dos meus textos. Foi o caso do Convite Carioca que foi lançado na livraria Arlequim,
no Paço Imperial, e agora é a vez do Cordel na Candelária. É o chão da história rimando com o texto. É pisar na história com pegadas de poesia. É a arquitetura do texto se juntando à arquitetura da forma. A sensação é de fechar ou melhor de abrir com chave de ouro! A alegria é tanta que assim que soube que o lançamento seria na Igreja da Candelária, passei por lá umas três vezes pra rascunhar a emoção.

Não é o seu primeiro livro tendo o Rio como tema. Explique pra gente esta paixão.

Paixão a gente não explica. A gente sente. E não estou só neste caso de amor. Tem muito carioca de Minas, carioca da Bahia, carioca de Recife, carioca de Londres, dos Estados Unidos, que me acompanha. O Rio abraça todos os Brasis e todo o mundo!

E planos para o futuro? Conta pra gente o que vem por aí?

Conto, mas só se for em cordel! Vem por aí o Cordel da Cavalhada e o Cordel de Chico Rei. Coincidência ou não, todos eles começados pela letra C de cordel e tendo como fio a história de outras culturas que fazem parte do nosso Brasil.

Luciana Grether Carvalho



O que você acha da Candelária como patrimônio artístico e cultural da cidade?

A Igreja é fruto de uma promessa e essa é a condição da realização de tantas festas brasileiras... a história me encantou e me faz admirar ainda mais a construção.  

Qual sua parte preferida do livro?
A chegada da tripulação no Rio de Janeiro exausta de tanto mar, procurei representar a beleza da cidade e a emoção dos personagens. E é justamente essa ilustração que vem chamando mais a atenção das pessoas pra quem apresentei o livro.  
Que técnica usou nas ilustrações?

As figuras são recorte de papel, depois de digitalizadas compus as ilustrações no photoshop. As xilogravuras populares em cordéis foram inspiração para essa opção pelo preto e branco em alto contraste. Fiquei muito encantada com o resultado e mais ainda com os comentários como os da Sandra, que fez uma bonita leitura das ilustrações: é um trabalho rendado, a delicadeza dos traços e a riqueza de detalhes deram um "colorido" especial ao livro.  

O livro é uma comemoração pelos 200 anos da inauguração da igreja. Como você se sente como parte de uma celebração tão especial? Deu frio na barriga na hora de ilustrar?

Fiz uma pesquisa a partir de referências em fotos das diferentes épocas que testemunharam a construção. Estive lá, como sugere a autora em seu texto, e as pinturas de Zeferino da Costa representando os passos da construção da Candelária são uma aula de história e de arte, vale mesmo a visita.

Quando você se descobriu ilustradora?
Me descobri ilustradora em 1998, quando ilustrei o primeiro livro, quando aprendi que ser desenhista é diferente de ser ilustradora. A ilustração tem o compromisso com o texto e é um exercício contar também uma história com as imagens. Mas essa descoberta acontece a cada novo projeto.
Já temos projeto novo aqui na Escrita Fina pra você. Está animada? Qual o seu próximo passo no mundo da ilustração?

Maravilha! Contem sempre comigo! Participar de grupos de ilustração é um sonho recorrente...


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Você conhece a Abayomi?

Foto de Ivone Perez para o livro Vida que voa
Então venha conhecer na quinta-feira! Mas se você, por acaso, estiver longe da Livraria Kitabu, na Lapa, não tem problema: é só procurar a livraria mais próxima e se deliciar com o Vida que voa.

Nesse livro de Lena Martins, com ilustrações da própria Lena, da Luciana Grether Carvalho e da Carolina Figueiredo, tudo gira em torno da Abayomi. Lena é uma grande militante do movimento de mulheres negras, que com a ajuda da arte popular, procura trabalhar questões de coscientização social. Mas ela não fez tudo sozinha... outras mulheres também ajudaram a formar essa linda cooperativa, fundada em 1988. Arrasou, hein Lena! E a mulherada também!

As Bonecas Abayomi são sempre negras, já que têm as culturas africanas por trás delas. Sem cola nem costura, são feitas de retalhos e nós apenas. São personagens do dia a dia, de contos de fada, orixás... não importa muito. O que interessa é a história e a mobilização social por trás delas: racismo, sexismo, violência... todos esses assuntos desconfortáveis, mas que devem (e merecem!) ser debatidos. No Vida que voa a coisa não é tão pesada assim, mas só de ter as bonecas Abayomi como personagens, podemos sentir todo o poder cultural da cooperativa. 

E como não damos ponto sem nó, o lançamento tinha que ser num mês superespecial e que tem tudo a ver com a proposta da Lena e sua Abayomi: novembro, mês da cultura nacional (dia 5) e mês da consciência Negra (dia 20 ). Então, que tal botar todo seu lado africano pra quebrar e visitar a Kitabu, pro lançamento do Vida que voa? Vai ser dia 17 de novembro, quinta-feira, às 18h30. 
Esperamos vocês!


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entrevista com Mirna Brasil Portella e Camila Carrossine

Domingo tem lançamento de Chuá! Chuá! Gota d'água, céu e mar e pra vocês entrarem no clima, seguem duas entrevistas bacaníssimas! Primeiro vamos conversar com a Mirna, autora do livro, e depois com a Camila, que vocês já conhecem, ilustradora desse e de mais um montão de publicações nossas.
Vamos lá?

Mirna Brasil Portella, autora



Como surgiu a inspiração para o livro Chuá! Chuá! Gota d´água, céu e mar?
Essa história nasceu de um desejo de falar sobre liberdade. A água, o rio preso que queria ser do mundo foi uma metáfora que eu usei para falar do desejo de estar em todos os lugares. E tentei fazer isso de uma forma lúdica. Definir o sentimento de liberdade para uma criança, não é algo que se possa fazer facilmente. Então, o que fiz foi construir uma história que pudesse provocar a sensação de liberdade. Desde criança a água sempre me trouxe essa sensação, o banho de chuva, de rio, de mar. Mas o texto tem vida própria. Fui sendo levada pela minha própria escrita, esse rio de palavras que, às vezes, corre sem pedir licença. Acabei escrevendo uma história sobre o ciclo da água! Depois, foi aparar as arestas.

 Qual é a sensação de lançar o primeiro livro?
Ah, é muito recompensador. É como um filho que nasce, mas que ultrapassou os nove meses de gestação. Trabalhei muito para isso, dediquei muito do meu tempo e aprendi a ter paciência, a perseverar. Foram três anos de plantio e agora acho que a época da colheita chegou. Mas é preciso seguir plantando, sempre. Senão, nada acontece.

Vc já tem outros livros a caminho?
Sim, já tenho. Nesses três anos de batalha para publicar o primeiro livro, nunca deixei de escrever. Em 2012, tem novidade chegando.

O que é a literatura infantil para vc, qual é o sentido dela para vc?
Acho que a literatura para crianças é uma porta definitiva para o mundo da literatura. E ela é tão cheia de possibilidades! Na prosa, por exemplo, gosto muito da linguagem mais próxima da oralidade, isso traz a criança mais para perto do texto. Já no texto poético, na poesia, isso é mais relativo, porque a criança não precisa entender Ipsis litteris o significado do texto. O mais importante é a sensação que ele provoca. E a leitura, assim como a memória, passa, antes de tudo, pelo afeto.
Outra coisa é que a criança vive a literatura, assim como nós, os adultos. Mas a criança não racionaliza, vive de maneira mais intensa e mais lúdica, mergulhando profundamente na história. E quando mais cedo isso acontece, mais ela se familiariza com o universo literário.




Camila Carrossine, a ilustradora



Como foi o seu processo criativo para esse livro?

É sempre muito inspirador ter um texto de qualidade para ilustrar, e a Escrita Fina (leia-se: a querida Laura) é muito boa nas escolhas. 
Primeiro pensei de maneira mais ampla, no conceito da água, no que ela significa e em sua fluidez. Por isso a opção de fazer ilustrações que começam em uma página e continuam na seguinte, e na seguinte... a idéia era dar um movimento aos desenhos - para valorizar o ciclo. Acompanhando esses movimentos, coloquei o texto, variando sua forma e tamanho, para que se integrasse às imagens.


Que técnicas de ilustração você usou?

Sei que para alguns amantes de ilustração isso pode ser frustrante. Mas não usei tintas, pincéis ou lápis de cor. Usei basicamente o computador, um mac já um pouco antigo, um software chamado photoshop e uma tablet Wacom para desenhar e pintar.


          O que te chamou mais atenção no texto da Mirna?

Ah, o texto dela é lindo! Tão sensível. Gosto do texto inteiro, mas minha parte preferida é o início: "No fundo do planeta Terra, lá no fundo, bem no fundo, havia um lago preso que queria ser do mundo". Ela fala de poesia, de liberdade, e também de lençol freático. 
É muito fácil encontrarmos textos que explicam algum assunto que acabam sendo chatos, mas Mirna consegue fugir disso nos trazendo um texto leve e fluído como o próprio tema.


           O que você sentiu quando viu o livro pronto?

Foi uma surpresa, eu não estava esperando e ele chegou aqui em casa. Foi muito gratificante ver o cuidado que a Escrita Fina teve com esse projeto. A impressão caprichosa sobre o papel reciclado que eu tinha pedido para o livro me emocionou. 
Por utilizar computador como ferramenta, sinto uma satisfação maior de ver o objeto livro, pronto, impresso e pegável.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Boo!

foto: Rob Sheridan

Hoje, meu povo, é Halloween! E por mais que os nacionalistas mais fervorosos não fiquem muito felizes com isso, não adianta espernear... o Dia das Bruxas já é uma realidade no Brasil. Como vocês sabem, nós não nos importamos nem um pouquinho em ter mais um motivo pra fazer festa e estamos adorando o clima assombrado ;-) 
Por algum motivo (alguém sabe qual é?), o fim de outubro e o início de novembro giram em torno dos seres do além. Daqui a pouquinho temos o dia de Finados aqui em terras brasileiras, mas apesar de provavelmente sermos o povo mais farrista do mundo, não rola uma festinha de nada. Vovó até contava que na época dela nem se ligava o rádio ou a televisão em respeito aos falecidos. Finados é um dia tristinho, tristinho, feito pra doer o coração de saudade daqueles que já partiram. E aí você deve pensar: mas lógico que não se faz festa num dia desses, né? Onde já se viu festejar os mortos?
Todo ano se vê festejos no México, ora! O "Dia de los Muertos", por incrível que pareça, é o feriado mais animado da terra do sombrero. O negócio lá é quase um carnaval! Cultura é uma coisa engraçada, né? Pra gente é superesquisito fazer uma festança em torno da... morte. Pra eles deve ser estranhíssimo ver a gente chorando e desligando eletrodomésticos pelos falecidos. 
Celebrando ou chorando baixinho, de uma coisa a gente tem certeza: essa coisa toda de falar de gente que morreu começa a arrepiar os pelinhos da nuca de medo de alma penada, né não? E como estamos no clima "bruxa má", vamos deixar vocês mais arrepiados ainda com uma dica de leitura danada de assustadora: Contos macabros. Uma compilação com 13 contos absolutamente apavorantes de autores clássicos da literatura brasileira.
Eu sei que "autores clássicos da literatura brasileira" já assustam naturalmente e não no bom sentido. Mas confiem na gente aqui e descubram que literatura clássica nacional pode ser muito bacana. E muito assombrada também!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Na traaaaaaaaaaaaave!

foto: http://www.flickr.com/photos/csessums

É gente, não foi dessa vez... Chegamos bem pertinho mesmo, quase lá, mas não deu pro O gosto do Apfelstrudel levar o Jabuti. Quem sabe na próxima, né? Mas ó... não estamos nem um cadinho desanimados!!! Chegamos perto, pertíssimo, fizemos bonito e, pra arrematar, ainda tivemos essa trocida linda da galera, vulgo vocês.
E ano que vem tem mais... já pensou se fosse tipo Jogos Panamericanos e só rolasse de 4 em 4 anos? Aí sim a gente morreria do coração. Mentira, morreria nada... Ganhar prêmio é sempre gostoso, mas legal mesmo é publicar os livros ;-)
E, só por curiosidade, a gente pergunta: pra que livro nosso você daria o seu Jabuti pessoal?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feliz desaniversário pra nós!


Desde criança contam pra gente que a boa é celebrar aniversários. Não temos nada contra, achamos ótimo. Mas e os desaniversários? Como ficam? Ainda mais que na vida nada acontece em datas redondas, né? No nosso caso foi bem assim. E... nós já temos um certa quedinha por desaniversários normalmente. 
Mais ou menos um ano e meio de vida e PÁ! um finalista no Prêmio Jabuti. 

A boa acontece na categoria literatura juvenil, com um clássico dos clássicos: Gustavo Bernardo. O gosto do apfelstrudel, um dos campeões de lágrimas do nosso time de livros, é finalista da categoria. Eu diria favorito, mas não vamos nos precipitar que o jogo só termina quando o juiz apita.

Com toda essa alegria... só temos a dizer pra vocês:

FICA, VAI TER BOLO!


Porque todo dia é dia de comemorar, mas hoje tem gostinho especial. Gostinho de... JABUTI =P 

Ou aperitivo de Jabuti, já que ainda estamos mais ou menos em 30 minutos do segundo tempo e a briga tá boa pela vaga na Libertadores premiação. E aí? Vocês vão torcer pra gente? 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Que rufem os tambores!

Foram dias de inquietude. A cada foto que chegava por e-mail todos nós pensávamos: é essa!!! Mas aí chegava outra e de novo o coro... é essa! Olha, foi um perrengue escolher, hein!

Tivemos lindas fotos que não preencheram os requisitos (ou o livro não era da Escrita, ou a pessoa não tava lendo o livro etc, etc, etc), mas... e daí? Ficamos felizes do mesmo jeito! Infelizmente, o fair play diz que seria injusto que tais fotos entrassem na briga pelo milhão livro novo da Helena. Mas foi tão bacana, mas tão bacana ver a carinha de vocês... =) Não fiquem tristes, não.

Mas vamos parar com essa vibe João Kleber e dizer logo a sortuda do dia? Bem... ela tem blog, ela é legal e ela tá lendo um Moisés Liporage legítimo na foto. Glaucea, sim senhora, é você que abriu a porta da esperança, querida! Chega aí, pode entrar, toma um cafezinho que logo, logo Helena Gomes tá assinando o seu livro novo pra você ficar ainda mais cool.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Foi dada a largada!

Super editora e super heroína lado a lado na Bienal


Ontem, na abertura da Bienal do Livro, eu estava lá. O clima literário era muito gostoso e soprava ininterruptamente uma brisa inventiva (não deve ter havido profissional do livro que tenha saído de lá sem uma nova ideia germinando na cabeça).
Está tudo muito bonito, inclusive no nosso estande no pavilhão verde, P26. Aos que forem à Bienal, não deixem de passar por lá e de se deleitar com  a nossa produção. Sim, os livros estão bem bacanas: textos excelentes, ilustrações belas e total apuro gráfico.Sei que soa cabotino, mas...
E, nesta edição da feira do livro, estamos lançando, nesta semana, a primeira ópera-rock  literária: A maldição da rainha do rock, de Mathilda Kóvak. Texto divertido, regado a suspense e muito rock' n' roll. Em tempos de Rock in Rio, nada melhor...
Saudações literárias,
Laura van Boekel

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bienal do Rio Rock Festival


No dia mundial do rock, a gente fez um longo discurso sobre como música e literatura se completam e, pra provar por A mais B nossa teoria, ainda jogamos na roda um lançamento de uma ópera-rock.... literária! A boa notícia é que ela está pronta, minha gente!
A maldição da rainha do rock chegou juntinho com a nossa Bienal do Rio pra fazer uma entrada digna de rockstar. Junto com outros grandes autores mundias, Mathilda Kóvak vai desfilar pelo tapete verde (verde? é... eu sei, tinha que ser vermelho, mas o pavilhão é verde...) levando pela mão não um lencinho à moda Steven Tyler, não uma guitarra à moda Keith Richards, mas,sim, um LIVRO.

Bienal, tremei!
Pode um livro ser assim tão rock'n'roll? Será que Mathilda dará um moshpit na galera? Será que ela volta pro bis? Nós ainda não sabemos, mas se tratando de Mathilda, tudo é possível. E eu, se fosse você, não perderia por nada esse momento histórico.
Woodstock é para os fracos, baby...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mais uma semana de promo!


foto: http://www.flickr.com/photos/chaparral/

Pra não dizer que não falei das flores somos legais, ficamos sensibilizados com os atrasadinhos. Portanto... que rufem os tambores!... a nossa promo das "Pessoas legais que leem" vai ganhar uma sobrevida até 5 de setembro. Estamos em estado de graça com a bienal e coisa e tal. Sabe como é, né? Mas, olha só, depois disso, acabou a mamata! Então... corram!

Estão lembrados das regras?
Ok, ok... A gente repete.
Seguinte, o lance é mostrar pra gente como você pode ser um leitor e ser absolutamente cool ao mesmo tempo. Certo? Então você vai pegar um livro da Escrita, botar a cabeça pra funcionar e fazer um carão daqueles enquanto o lê. No meio do caminho alguém tira uma foto. Você manda a foto pra gente no e-mail contato@escritafinaedicoes.com.br até dia 5 de setembro e... cruza os dedos!

O risco? Ganhar o Sabor de sangue e chocolate, da Helena Gomes, em primeira mão e autografado. Que tal?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sangue e chocolate


Estamos amando muito as fotos. E que venham mais, muito mais! Então, pra não deixar morrer a animação, que tal um book trailer amigo? Hein?
O tempo tá correndo e já, já  o dia 26 taí. Quem ainda não participou não perca mais tempo.

Do que estamos falando? Vamos relembrar?

"Que tal mostrar pra gente a sua foto lendo? Melhor... que tal mandar a foto e ainda correr o risco de ganhar o novo livro da Helena Gomes em primeira mão, autografado pela própria?
É simples... Vocês têm até 26 de agosto pra nos mandar via e-mail (contato@escritafinaedicoes.com.br), link, facebook, twitter e adjacências uma foto bem bacana lendo um livro da Escrita Fina. A foto mais legal leva o Sabor de sangue e chocolate antes de todo mundo. Fechou?
Então 1, 2, 3 e... já!"


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pessoas legais que leem

Kate Winslet lendo no Awsome People Reading

Então, pessoas, estavam com saudades dos nossos posts random? Pois eles estão de volta! Como vocês sabem, nós somos superengajados na campanha "Ler também é Legal" (sim, inventei esse nome agora) e foi assim que descobri uns tumblrs bem legais por aí. Vocês que são adolescentes, me contem aí, nas revistas que vocês leem os artistas falam dos seus livros preferidos? É comum? Você já comprou algum livro porque descobriu que "ó! a beyoncé tá lendo, então deve ser ótimo!"? Bem... na minha época cof! cof! tinha disso não. Ler era cafooooona... Até mamãe me achava esquisita por gostar mais dos livros do que de televisão. 
Se a coisa continua puxada nesse lado nerd (apesar de que nerd anda na moda, né?), eu dou uma dica pra vocês se sentirem melhor. É o tumblr "Awesome People reading" que mostra fotos dos nossos ídolos... lendo livros! Ou você acha que o showbizz é feito só de roupas de marca e maquiagem? Não, senhores e senhoras! Pessoas bacanas também pegam seus calhamaços de papel e mandam ver.
Tá se sentindo rejeitado por ser um ratinho de biblioteca? Eis uma boa dose de autoestima. Afinal, não dá é pra parar de ler, né? Isso é inconcebível!

Imagem de Cool People Reading
No mesmo clima, um autodenominado fotógrafo ninja resolveu andar por aí tirando fotos de... pessoais legais lendo. Não são os nossos ídolos, são pessoais legais como eu e você (reparem que eu parto da premissa de que EU sou legal. Sentiram a autoestima lá em cima?). O Cool People Reading é isso. Mas ele tira as fotos sem as pessoas saberem, então, crianças não façam isso em casa! 
Mas vocês perceberam aonde eu quero chegar? Existe um monte de gente legal lendo por aí e a gente nem sabe, porque ninguém fala disso. Tá na hora de falar, né? =)

Que tal mostrar pra gente a sua foto lendo? Melhor... que tal mandar a foto e ainda correr o risco de ganhar o novo livro da Helena Gomes em primeira mão, autografado pela própria?
É simples... Vocês têm até 26 de agosto pra nos mandar via e-mail (contato@escritafinaedicoes.com.br), link, facebook, twitter e adjacências uma foto bem bacana lendo um livro da Escrita Fina. A foto mais legal leva o Sabor de sangue e chocolate antes de todo mundo. Fechou?
Então 1, 2, 3 e... já!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Escrita Fina a gosto na Saraiva

Alô, alô, cariocas! Em agosto vai rolar um verdadeiro festival escritafinense nas lojas Saraiva. Vai ter lançamento, contação de história, sessão de autógrafos... uma festa! São vários autores na roda, em diversas lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.
O quê? Você é fã e não é daqui? Hum... Bom motivo pra vir nos visitar =)

Quer saber os horários? Clica no nosso convitão aqui embaixo que ele fica enoooooorme.
Estamos esperando por vocês!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia da mãe duas vezes



Que coisa linda deve ser isso de ser vó e ganhar presente duas vezes, não é mesmo? Pois é, o dia da vovó  ainda não ganhou o status do dia das mães, mas ele existe e é... HOJE! Então corre lá pra dar um beijo, um aperto, um cheiro, um abraço e até mesmo um presente (que tal o nosso aclamadíssimo O livro da avó?) pra essa senhorinha simpática pra quem a gente corre toda vez que faz besteira e toma bronca da mamãe. 
Infelizmente as vovós não costumam durar tanto na nossa vida, mas sempre tem aquela tia senhorinha que ganha o título de vó da família. Ou então a vizinha vó de todo mundo. Eu consigo contar umas dez vós na minha vida... sério mesmo. E tem coisa melhor que vó? Vó é biscoitinho caseiro quentinho, é colo, é abraço apertado, é cheirinho de lavanda, é brincar brincar brincar sem parar, sem ter que arrumar bagunça! Tem aquele ditado que diz que mãe educa pra vó deseducar... e quando a gente é criança, o que não falta é vó por aí querendo mimar a gente!
Ah! E costumam ser as vovós que contam as histórias pra gente também... Histórias que nem as da Bá, por exemplo, do Bá e as visagens. A minha adora contar crendices (até hoje eu não consigo ver um sapato virado, por exemplo). E a sua? Que histórias sua avó contava pra você?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Homenagem aos nossos escritores

foto: http://www.flickr.com/photos/erinkohlenbergphoto



Há escritor e escritora.
Mas nem sempre se compreende numa só leitura
Difícil haver no Universo outra criatura
Que faça de alguns sinais gráficos uma vida que se perpetua

Escrever, antes de tudo, é um ato de paixão
Ou será que você escreve antecipadamente com a razão?
Por isso que vocês, escritor e escritora,
São as pessoas que a maioria de nós inveja,
Imaginando que escrever não é uma coisa à toa.

Nossas vidas são regidas por sagradas ou profanas escrituras,
Isto é, a palavra escrita
É o que a vida nos dita.
Quem nos leva a viajar para galáxias
Ou em nossos universos internos
É aquele que une as idéias e dá um sentido.
Ao escrever, tudo é permitido.

Jorge Alberto

Parabéns aos nossos queridos catadores de milho, espancadores de teclado, blogueiros sensíveis, amantes  de caderno e caneta, autores dos nossos livros preferidos, futuros autores dos nossos livros preferidos.... Feliz dia do escritor!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Letras!

imagem: http://www.flickr.com/photos/leticia_a

Ontem foi Dia Mundial do Rock e a gente até teve convidada especial rock 'n' roll escrevendo por aqui (beijo, Mathilda!). E acredito que nunca na história desse país uma editora teve um ambiente de trabalho tão musical como o nosso. O que até repercute nos nossos livros, como as cantorias belíssimas de Hellenice Ferreira ou as adptações de cantigas de Camila Carrossine e até a futura ópera-rock surpresa que estamos gestando. Pois bem, duas assistentes rock 'n' roll e uma chefa dançante tinham porque tinham que deixar suas marcas musicais por essas bandas também. Afinal, por que não aproveitar a influência da Mathilda Kóvak e anarquizar tudo? Vamos fazer um Woodstock literário: três dias (ou quantos dias vocês quiserem) de paz, amor, livros e rock!

Agora vocês já devem ter sacado aonde queremos chegar, né? Sim, somos da geração MTV (aquela, dos primórdios, sabe... Sabrina, Gastão, Edgard... Ai meu deus, tô velha!) e adoramos um top 10. Com vocês... tchan tchan tchan.... as dez músicas escritafinenses mais rock' n' roll pra se ouvir enquanto apreciamos uma boa leitura. E ó, dessa vez não vai ter vida fácil pra vocês, não! Queremos todo mundo fora da moitinha e comentando: o que vocês ouvem enquanto leem?


1 -a change of seasons - dream theater 


2- into the storm - blind guardian 

3- tom saywer - rush 

4- hallowed be thy name - iron maiden 

5 - symphony X - the Odyssey  

6 - because - beatles

7 - shine on you crazy diamond - pink floyd

8 - island in the sun - weezer

9 - life on mars - david bowie

10 - the doors - indian summer

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hoje é dia de rock

imagem: http://www.flickr.com/photos/artegabi

"Hoje é dia de rock" era o título de uma peça, que fez um grande sucesso entre adolescentes, jovens em geral, no início da década de 70. O teórico da comunicação, Marshall MacLuhan, dizia, então, que o rock era a literatura daquela época. E não dava pra discordar. Nós, os adolescentes dos anos 70, crescemos ouvindo o melhor rock 'n' roll de todos os tempos, tentando decifrar as letras, que, em geral, continham um simbolismo muito particular, articulado nas cabeças lisérgicas de seus autores. 

Mas, voltando à peça, ela contava a saga de uma família interiorana, que se muda para a cidade grande. No meio disto tudo, aparece Elvis Presley, ainda vivo na época. Eu me lembrei, agora, de um filme do Jim Jarmush, rodado bem mais adiante, nos anos 80, que ainda eram bem roqueiros. Neste filme, o fantasma de Elvis assombra um trem. Elvis encarnava o espírito do rock. Mas os inventores mesmo da música que revolu cionou a cultura do Ocidente foram três gênios negros: Chuck Berry, Little Richard e Screamin ´Jay Hawkins.  O rock é negro, bem como toda a riqueza de ritmos e melodias populares. Os negros inventaram tudo. Os brancos assimilaram.  E muito bem. Como negar que Mick Jagger, um inglês do subúrbio de Londres, de olhos azuis e cabelos alourados, fosse negro?! Os Stones e outras bandas de rock encarnam o espírito negro do rock 'n' roll.

Hoje é dia de rock, esta que foi a maior invenção humana depois da roda e da roldana. Bem, ao menos, para alguns. Aliás, muitos. O rock tem uma capacidade aglutinadora, que nenhuma outra música possui. Ele evoca sempre o espírito da rebeldia. E, ainda que toque em assuntos tristes, é alegre. Um carnaval universal. Uma linguagem que todos entendem.  Quando apareceu e sempre que reaparece, suscita polêmica. Você pode até não curtir, mas ninguém é indiferente ao rock 'n' roll. 

Pessoalmente, devo muito ao rock. Ele era uma espécie de cinema cego para mim. Um filme sem imagens, com sons que traduziam toda uma história. Ele me inspirou e me inspira, desde criança. Eu me lembro bem do dia em que um tio trouxe um compacto - um vinil em miniatura, de "Help", de Londres, e os adultos da família ouviram aquilo estarrecidos, achando que o mundo havia surtado. Mas nós, crianças, achamos o máximo e saimos dançando loucamente. Sim, o mundo havia enlouquecido. No planeta inteiro, havia revoluções que iriam mudar tudo.

Dizem os astrólogos que Urano entrou em áries, em março, e que vai ficar transitando por este signo durante sete anos, o que significa que muitas revolucões, inovações criativas, irão acontecer. E podem apostar que neste céu um cometa vai passar com a cauda de sua rebelião. O cometa rock ´n' roll. Hoje é dia de rock.  Sintonizem no seu rock favorito e desejem parabéns a este senhor eternamente jovem. Ele faz aproximadamente 71 anos de som e fúria. Merece todo o nosso respeito e admiração. Porque o rock 'n' roll é o deboche do mundo. É o sujeito que tira a máscara dos hipócritas e goza
a cara dos mentirosos. So let´s rock.  Rock´n' roll can never die.  Ele vem para nos salvar do tédio. É o messias dos iconoclastas. Hoje é dia de rock! Let´s rock forever!

(Aproveito o ensejo para dizer que, na virada de agosto para setembro, um misterioso livro com o tema - rock 'n' roll - irá sair do forno da Escrita Fina para as estantes das livrarias. Prefiro não dizer ainda o título. A modéstia me impede de dizer quem é a autora. Mas adianto que ela é bem parecida com pessoa que escreveu este texto!)

Mathilda Kóvak

terça-feira, 5 de julho de 2011

Festa literária Outlet


Como todo rato de livraria já deve saber, a Flip tá chegando e nós estaremos presentes, fazendo carão e apresentando algumas de nossas belas histórias. Sim, existe um espaço só para os pequenos, a Flipinha, onde tudo que é fofo e supostamente para crianças (supostamente, porque eu tenho 25 e talvez me divirta mais com os livros dos pequenos do que com os dos grandes) acontece. Por exemplo, Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu! e A vida secreta de Merlim vão estar lá firmes e fortes e poderosos!
Mas não é só isso! Por apenas mais R29,90 você também leva... Bem, todo rato de livraria sabe da Flip, mas nem todo mundo sabe da OFF Flip, onde os hypes, que são legais demais pra ser mainstream, se encontram. Mentira, a OFF Flip não é um movimento, digamos, dissidente, mas sim um complemento à Flip, que ficou grande demais e agora tá difícil arrumar espaço pra todo mundo! E nós, que somos porretas, somos arretados, somos cabra macho sim senhô (sim, gente, ainda tô no clima do cordel), vamos chegar chegando a Paraty também pra OFF Flip. Na OFF vamos contar com os ilustríssimos Gustavo Bernardo,  Crsitina Villaça e Hellenice Ferreira,  que, por iniciativa própria, levará, também para se apresentar na OFF, grupo de teatro da Escola Municipal Parque Capivari, de Duque de Caxias, formado por alunos-atores. Um time imperdível!
E fica a dica pra vocês, que vão a Paraty, pro tapete vermelho das celebridades literárias... lembra da gente lá na OFF também. Tem bacanice suficiente pra duas festas literárias, alguns poetas errantes e uns surfistinhas de Trindade... ops... fugi do assunto. Partiu?
Você pode conhecer mais sobre a OFF Flip aqui ó: www.offflip.paraty.com   
Um cheiro pra vocês!