Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fica, vai ter Convite Carioca!

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, por Nicola Antonio Facchinetti. 1884


Primeiro aperte o play!

Na certidão de nascimento são 447 primaveras, mas a gente sabe que o Rio de Janeiro é lindo há muito mais tempo que isso! Os portugueses só compartilharam com o resto do mundo o que os nossos índios já estavam cansados de aproveitar. Sim, meus caros, hoje é aniversário desse forno município lindo onde fica o nosso Q.G. e é, claro, tem homenagem da Escrita!
Não podemos dizer que somos só cariocas. Somos também paulistas, belgas, portugueses, gaúchos e por aí vai. Tem pedacinho da Escrita nos quatro cantos do mundo e pedimos a esses pedacinhos que, só por hoje, não tenham ciúmes da declaração de amor babona que vem a seguir. Na verdade é uma declaração que já veio há tempos, mas é muito oportuna quando o assunto é Cidade Maravilhosa.
Há mais ou menos dois anos, a Sandra Lopes, a carioca mais coruja que já se teve notícia desde Tom Jobim, se juntou com André Cortes e fez uma homenagem definitiva a tudo de lindo que o Rio tem. Assim nasceu o Convite Carioca, pra mostrar pra todo mundo o quão inspiradora pode ser esta cidade. O livro é até bilíngue, pra não deixar ninguém de fora nem dos encantos da poesia da Sandra, nem dos encantos da cidade.
Hoje é dia de poesia, de parabéns, de bolo, de olhar pra nossa cidade com carinho (nossa, porque o Rio é de todo mundo!) e cuidar bem dela. Infelizmente, nem tudo anda tão belo quanto as ilustras do André, né? Mas quem faz nosso Rio de Janeiro é a gente. Bora tratá-lo com muito amor pra que daqui a 50, 100, 1000 anos as palavras de Gilberto Gil continuem fazendo sentido e ele continue lindo.
Aquele abraço, meu Rio!
Feliz aniversário!

Nenhum comentário: