Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

O nordeste tá na moda

Junho é o mês nordestino por excelência. Por quê? Ora! Quentão, paçoca, pé de moleque, barraca do beijo... isso não te lembra alguma coisa?! Sim, são as festas de São João, esse santo tão farrista que comemora por um mês inteiro em vez de um dia só.
Mas junho já tá acabando e é por isso que nossos sábios nordestinos inventaram as festas julinas e até, pasmem!, agostinas. Ou seja, são três meses de pulação de fogueira e quadrilhas (as boazinhas). 
Aqui na Escrita não tem essa de celebrar o nordeste um mês só, não (ou três). Na verdade a gente gosta mesmo é de celebrar tudo e o tempo todo! Tem Portugal com o Livro da Avó, o sul com Um menino chamado negrinho e nossa terra natal, Rio de Janeiro, com Convite Carioca. Ou seja, tá sem grana pra viajar? Dê a volta ao mundo com os nossos livros! A bola da vez é a literatura de cordel.
De um tacada só lançamos A história de Inês de castro (aquela do "agora é tarde, Inês é morta") e O nariz do fazendeiro, que, vejam só, é um conto tcheco! Ainda vem mais por aí. Estamos absolutamente encantados com esse formato e juramos que não é só por causa de uma certa novela das seis =) Mas ficamos agradecidos pela tal novela ter colocado o nordeste em evidência. Um lugar de uma história super-rica (alguém aí lembrou de Olhos de fogo? Mulheres de Tejucupapo, invasões holandesas, cidade Maurícia, uma galera aí que queima os olhos das pessoas e... e... opa! Quase soltei um spoiler!) e que ninguém conta... Mas agora temos livros, filmes, novelas, festas juninas e até a moda! E houve boatos de que tudo que vinha do norte era brega... agora tá todo mundo aí querendo copiar o vestido de noiva da Açucena (sou noveleira, me deixem!). Deve ter muita gente mordendo sua língua preconceituosa =p Mas nunca é tarde pra curar um mau hábito! Nesse caso, ainda não é tarde e Inês está vivinha da silva, bem como o fazendeiro e seu nariz, esperando por vocês nos cordéis de Fábio Sombra. 

Um comentário:

Talita Ribeiro disse...

Literatura brasileira!
E nordestina minha gente !
Quanto tempo que não se vê isso *-*
Adorei e fiquei curiosa, claro!
Beijos

TalitaR
GlossdMenta Books