quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Oi, eu tenho um blog...



Foto de Thomas Hawk
Vocês não têm noção da quantidade de e-mails que chegam todo santo dia com essa breve introdução. Todos com um único objetivo: a tal da parceria!
Funciona assim: a gente cede o livro e o blogueiro cede suas impressões sobre ele. Daí, a galera que lê o blog consegue ter uma visão um pouco mais pessoal sobre a publicação pra decidir se vale a pena ou não comprá-la. É um intercâmbio bacana em que apaixonados por livros garantem uns exemplares gratuitos enquanto o nosso orçamento editorial limitado agradece a divulgação. Mas tudo sem compromisso! Não gostou do livro? Pode (e deve!) dizer com todas as letras. Aliás, diga também o porquê, pra que a gente saiba o que é que não tá rolando :-) O grande barato da parceria é a total parcialidade do blogueiro. É assim que os leitores passam a confiar neles (e a gente também). 
Pros leitores vorazes esse sistema é o melhor dos dois mundos. Mas devagar com o andor, que o santo é de barro, que isso não significa que a gente pode aceitar todos os e-mails queridos que chegam pra nós. Não dá pra distribuir livro pra todo mundo, né? Adoraríamos, mas não dá :-( É por isso que rola um sistema de seleção que a gente vai explicar melhor agora. Vocês têm um blog e querem saber o que pega bem e o que não pega na hora de solicitar a parceria? A hora é essa!

1- Tem certeza de que você gosta da Escrita?

Olha, se não gostar tudo bem... Acontece :-) A gente tem um estilo que é a nossa assinatura.Toda editora tem. Ou seja, quando alguém lê um livro nosso, játem mais ou menos uma ideia do que virá nos próximos. Então, será que vale a pena fechar uma parceria com uma editora que não combina muito bem com você? Ganhar livro é ótimo, mas ganhar livro que a gente não curte não é lá muito legal... 

2 - Você gosta da gente mesmo? Uau! Conta o porquê, vai!!!

É emocionante quando chega um pedido de parceria de alguém que curte muito a editora e deixa isso claro com todas as letras. A gente já sabe que vai fazer alguém feliz cada vez que um livro nosso chegar na caixinha do correio dessa pessoa. E num mar de tanta gente querendo a mesma coisa, não custa nada tentar se destacar um pouquinho ;-)

3 - Ok. Você gosta da gente, mas tem certeza que você gosta de blogar também?

A gente recebe muitos e-mails de blogs recém-criados. Adoramos ver o gás dessa galera, mas vamos com calma, pessoal! Blogar é dureza, (na maioria das vezes) não dá grana e exige um nível de comprometimento seríssimo com os leitores. Antes de partir pra luta das parcerias, vamos ver se a coisa vai mesmo pra frente? 

4 - Mas peraí... você gosta de blogar sobre livros ou de ganhar livros?

A gente super entende que livro é caro e que bibliotecas andam em extinção por aí, mas fica meio estranho quando todas as resenhas dos seu blog são só de editoras parceiras. Queremos saber do que você gosta. E o leitor do seu blog também! 

5 - Percebeu que a palavra-chave é gostar, né?

Não, nós não queremos uma análise técnica. Nós queremos toda a sua parcialidade. Aprofunde-se, divague... Sem essa de só resumir a história, viu?! E se você não curtiu o livro, não é pra ter medo de ser sincero por receio de perder a parceria. Como a gente disse mais acima... acontece, oras! E a última coisa que a gente quer é que todos os seus leitores se sintam enganados. Críticas construtivas são sempre bem-vindas :-)

Passou por todas as perguntas acima e tá convencido de que a Escrita é a sua cara? Escreve pra gente! Rolam uns detalhes técnicos estatísticos também, mas isso a gente explica "pessoalmente" ;-)

11 comentários:

Nanie Dias disse...

É por isso que o blog Nanie's World se orgulha de ser parceiro de uma editora tão bacana!
Primeiro porque blogar é muito amor! Vai além do gostar - é se doar por puro prazer ^^
Segundo porque a Escrita Fina é uma editora com um catálogo para levar à loucura qualquer amante de literatura infantil. Livros divertidos, bem escritos, bem tratados e, para fechar com chave de ouro, lindíssimos!
E terceiro porque a Escrita Fina quer parceiros que GOSTAM do que fazem *-* Acho que foi isso que me motivou a deixar aqui o comentário - porque eu acho que aí está a essência de tudo: gostar do que faz!
Uma editora que gosta do que faz busca parceiros que gostam do que fazem - casamento perfeito!

Beijos,
Nanie

Elder Ferreira disse...

Ótimas dicas!

Nunca tentei parceria com editora nenhuma pois não gosto de ter a "obrigação" de resenhar um determinado livro, aprecio a liberdade de poder escolher o próximo livro que lerei e a liberdade de decidir se o livro lido merece ou não ser resenhado.

att,
Elder F, O Epitáfio

Miriam. disse...

Gostei muito da postura da editora! Falou muita coisa que eu gostaria que muitos blogueiros lessem. ;)

Irene Moreira disse...

Com certeza esse post fez as perguntas certas, pois ter um blog só para ganhar livros e não ter amor pelo que faz é melhor partir para outra. Parceria é uma via de mão dupla e existe um compromisso entre os dois lados.
Um ponto importante que foi ressaltado em um dos bate papos na blogosfera literária é saber quais os gêneros que seu blog gosta.Os blogs devem separar em colunas os temas que vão abordar.
Como parceira da Escrita Fina só temos a dizer que comemoramos até hoje o dia que fomos aprovados. Ter parceiros requer da editora um acompanhamento e existem problemas que cabe ao parceiro ajudar. colaborar.

Aqui vai uma pergunta. O que já são parceiros irão participar de nova seleção?

Parabéns pela forma como estão tratando com seriedade o assunto de parceria.

Abraços

Saleta de Leitura

Escrita Fina Edições disse...

Olá, Irene!
Os parceiros já aprovados seguem parceiros ;-)

Ana disse...

Como autora, posso dizer que adorei as escolhas de parceiros feitas pela Escrita Fina. As resenhas de Pão e Arte foram muito bem-feitas e criteriosas. Parabéns!

Aline T.K.M. disse...

Não tenho parceria com a Escrita Fina, mas gostei bastante deste post, especialmente quanto ao tato que vocês tiveram na hora de falar o que é legal e o que não é ao solicitar parcerias.
Achei bem legal ver aqui o respeito e a importância que a Escrita Fina dá aos seus parceiros. =)

Um beijo,
Livro Lab

Fernanda Souza disse...

É um prazer imenso trabalhar com vocês, disso não tenham dúvidas.
A blogosfera literária tem passado por momentos muito difíceis, mas eu tenho esperança de que vai sobreviver por que as editoras estão acordando pra nossa realidade, observando nosso trabalho diário e, claro, reconhecendo nosso carinho pelos livros e vontade de fazer que todo mundo leia.
Ótimo post.

Beijos
www.leitoraincomum.com

Thais da Mata disse...

Acho que os blogs literarios foram invadidos por pessoal interesseiro (não todos, eu sei), que pensa em acumular mais livros na estante.

As resenhas de parceria acabam saindo chatas e sem paixão nenhuma pela história, mesmo que não tenha gostado do livro.

Muita gente não tem ideia do trabalho que dar blogar, mas o pior é que pegar diversas parcerias torna a leitura uma obrigação e não um prazer.

Amo o meu blog, e o prazer que tenho é de escrever realmente o que eu gostei do livro, e ler aquilo que eu realmente curto. Afinal, um blog precisa ter personalidade!

Camila Bezerra disse...

Nossa! Que bacana esse post. Parabéns pela postura da editora, com relação a esse assunto.

Abraços!
Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

zindachocolate.blogspot.com disse...

Gostei deste post. Eu escrevo porque gosto. Agrada-me pensar que quando escrevo as regras são, apenas, as minhas e as do leitor...parcerias? Não estou preparada ainda...nem sei se algum dia vou estar. Até lá...fico muito grata pelos esclarecimentos prestados nesta página. :)