Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vamos falar sobre nada?


Ah, a filosofia! Uma senhorinha simpática com alguns milênios de idade e tão humilde, que mesmo com tantos anos de sabedoria nas costas, teima em dizer que não sabe é de nada. A filosofia nada mais é que uma contadora de histórias, uma observadora implacável com mania de fazer perguntas. Nada muito diferente de uma criança pequena intrigada com o mundo. Só que com a pobre da filosofia, ninguém tem paciência :-/
Ela, que um dia foi flor do campo, agora está relegada a pururuca do brejo. Chata, redundante, tediosa, pedante... são só alguns dos epítetos injustos dessa senhora. E se houve um tempo em que ela era debatida em praça pública, hoje mal tem espaço nas escolas. Tem até quem a chame - que absurdo! - de desnecessária. Ou até sobraram alguns que gostem dela, mas dizem ser coisa pra gente grande. 

Ainda bem que o Eduardo Fernandes e a Alessandra Montani não pensam assim. Pra eles, filosofia é coisa pra todas as "gentes": grandes, pequenas e médias.  Tanto é que resolveram filosofar em grande estilo: convidando sua filhota, Luisa, pra ilustrar o... nada. Não, não estamos doidos, o livro é sobre nada. Assim, meio absurdo mesmo. Porque a filosofia tem dessas coisas, sabe? Você começa a indagar sobre algo que parece ordinário. Mas nada é ordinário. E... e... acho que a gente tá se perdendo e é melhor deixar a explicação nas palavras do Eduardo: 

"Muito já foi dito sobre Muito. 
Aliás, sobre quase tudo.
Só não tinham falado nada sobre o Nada.
Mas o que é o Nada, senão a ausência de Tudo?
Não dá pra ter Tudo se não tiver o Nada.
Então é Tudo e Nada.
Mais que muito, e nada mais!"

Então nós, o Eduardo, a Alessandra, a Luisa e a senhora Filosofia deixaremos aqui o convite para o lançamento da A incrível história sobre o Nada em Sampa, no dia 4 de agosto, domingo agora, na Livraria da Vila - Cidade jardim. Nos vemos lá?


Nenhum comentário: