Vocês não têm noção da quantidade de e-mails que chegam todo santo dia com essa breve introdução. Todos com um único objetivo: a tal da parceria!
Funciona assim: a gente cede o livro e o blogueiro cede suas impressões sobre ele. Daí, a galera que lê o blog consegue ter uma visão um pouco mais pessoal sobre a publicação pra decidir se vale a pena ou não comprá-la. É um intercâmbio bacana em que apaixonados por livros garantem uns exemplares gratuitos enquanto o nosso orçamento editorial limitado agradece a divulgação. Mas tudo sem compromisso! Não gostou do livro? Pode (e deve!) dizer com todas as letras. Aliás, diga também o porquê, pra que a gente saiba o que é que não tá rolando :-) O grande barato da parceria é a total parcialidade do blogueiro. É assim que os leitores passam a confiar neles (e a gente também).
Pros leitores vorazes esse sistema é o melhor dos dois mundos. Mas devagar com o andor, que o santo é de barro, que isso não significa que a gente pode aceitar todos os e-mails queridos que chegam pra nós. Não dá pra distribuir livro pra todo mundo, né? Adoraríamos, mas não dá :-( É por isso que rola um sistema de seleção que a gente vai explicar melhor agora. Vocês têm um blog e querem saber o que pega bem e o que não pega na hora de solicitar a parceria? A hora é essa!
1- Tem certeza de que você gosta da Escrita?
Olha, se não gostar tudo bem... Acontece :-) A gente tem um estilo que é a nossa assinatura.Toda editora tem. Ou seja, quando alguém lê um livro nosso, játem mais ou menos uma ideia do que virá nos próximos. Então, será que vale a pena fechar uma parceria com uma editora que não combina muito bem com você? Ganhar livro é ótimo, mas ganhar livro que a gente não curte não é lá muito legal...
2 - Você gosta da gente mesmo? Uau! Conta o porquê, vai!!!
É emocionante quando chega um pedido de parceria de alguém que curte muito a editora e deixa isso claro com todas as letras. A gente já sabe que vai fazer alguém feliz cada vez que um livro nosso chegar na caixinha do correio dessa pessoa. E num mar de tanta gente querendo a mesma coisa, não custa nada tentar se destacar um pouquinho ;-)
3 - Ok. Você gosta da gente, mas tem certeza que você gosta de blogar também?
A gente recebe muitos e-mails de blogs recém-criados. Adoramos ver o gás dessa galera, mas vamos com calma, pessoal! Blogar é dureza, (na maioria das vezes) não dá grana e exige um nível de comprometimento seríssimo com os leitores. Antes de partir pra luta das parcerias, vamos ver se a coisa vai mesmo pra frente?
4 - Mas peraí... você gosta de blogar sobre livros ou de ganhar livros?
A gente super entende que livro é caro e que bibliotecas andam em extinção por aí, mas fica meio estranho quando todas as resenhas dos seu blog são só de editoras parceiras. Queremos saber do que você gosta. E o leitor do seu blog também!
5 - Percebeu que a palavra-chave é gostar, né?
Não, nós não queremos uma análise técnica. Nós queremos toda a sua parcialidade. Aprofunde-se, divague... Sem essa de só resumir a história, viu?! E se você não curtiu o livro, não é pra ter medo de ser sincero por receio de perder a parceria. Como a gente disse mais acima... acontece, oras! E a última coisa que a gente quer é que todos os seus leitores se sintam enganados. Críticas construtivas são sempre bem-vindas :-)
Passou por todas as perguntas acima e tá convencido de que a Escrita é a sua cara? Escreve pra gente! Rolam uns detalhes técnicos estatísticos também, mas isso a gente explica "pessoalmente" ;-)