Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

São os livros de março fechando o verão...


O Carnaval passou, o verão tá terminando e a chuvarada vem aí pra acabar com os finais de semana praianos da galera. O clima é de tristeza geral, mas muita calma nessa hora! A Escrita tem a solução pra acabar com essa melancolia. Março pode não ter praia, piscina, futebolzinho de domingo, churrasco na casa dos amigos ou almoços no quintal da avó, mas março tem Escrita Fina na Livraria Cultura nos finais de semana. Dá quase na mesma, né? Afinal, todas as opções anteriores reunem gente fina,elegante e sincera e muita contação de história. A diferença é que, na Cultura, as histórias não vão sair da cabeça daquele amigo caozeiro que todo mundo tem. Ou,pensando bem, com uma imaginação tão fértil, não seria nada mal encorajar o tal a tentar a vida de escritor ;-)
Ah! O nosso mês de março tem até baile de Carnaval!
Pra saber a programação, é só clicar na imagem abaixo.



Nos vemos lá! 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Oi, eu tenho um blog...



Foto de Thomas Hawk
Vocês não têm noção da quantidade de e-mails que chegam todo santo dia com essa breve introdução. Todos com um único objetivo: a tal da parceria!
Funciona assim: a gente cede o livro e o blogueiro cede suas impressões sobre ele. Daí, a galera que lê o blog consegue ter uma visão um pouco mais pessoal sobre a publicação pra decidir se vale a pena ou não comprá-la. É um intercâmbio bacana em que apaixonados por livros garantem uns exemplares gratuitos enquanto o nosso orçamento editorial limitado agradece a divulgação. Mas tudo sem compromisso! Não gostou do livro? Pode (e deve!) dizer com todas as letras. Aliás, diga também o porquê, pra que a gente saiba o que é que não tá rolando :-) O grande barato da parceria é a total parcialidade do blogueiro. É assim que os leitores passam a confiar neles (e a gente também). 
Pros leitores vorazes esse sistema é o melhor dos dois mundos. Mas devagar com o andor, que o santo é de barro, que isso não significa que a gente pode aceitar todos os e-mails queridos que chegam pra nós. Não dá pra distribuir livro pra todo mundo, né? Adoraríamos, mas não dá :-( É por isso que rola um sistema de seleção que a gente vai explicar melhor agora. Vocês têm um blog e querem saber o que pega bem e o que não pega na hora de solicitar a parceria? A hora é essa!

1- Tem certeza de que você gosta da Escrita?

Olha, se não gostar tudo bem... Acontece :-) A gente tem um estilo que é a nossa assinatura.Toda editora tem. Ou seja, quando alguém lê um livro nosso, játem mais ou menos uma ideia do que virá nos próximos. Então, será que vale a pena fechar uma parceria com uma editora que não combina muito bem com você? Ganhar livro é ótimo, mas ganhar livro que a gente não curte não é lá muito legal... 

2 - Você gosta da gente mesmo? Uau! Conta o porquê, vai!!!

É emocionante quando chega um pedido de parceria de alguém que curte muito a editora e deixa isso claro com todas as letras. A gente já sabe que vai fazer alguém feliz cada vez que um livro nosso chegar na caixinha do correio dessa pessoa. E num mar de tanta gente querendo a mesma coisa, não custa nada tentar se destacar um pouquinho ;-)

3 - Ok. Você gosta da gente, mas tem certeza que você gosta de blogar também?

A gente recebe muitos e-mails de blogs recém-criados. Adoramos ver o gás dessa galera, mas vamos com calma, pessoal! Blogar é dureza, (na maioria das vezes) não dá grana e exige um nível de comprometimento seríssimo com os leitores. Antes de partir pra luta das parcerias, vamos ver se a coisa vai mesmo pra frente? 

4 - Mas peraí... você gosta de blogar sobre livros ou de ganhar livros?

A gente super entende que livro é caro e que bibliotecas andam em extinção por aí, mas fica meio estranho quando todas as resenhas dos seu blog são só de editoras parceiras. Queremos saber do que você gosta. E o leitor do seu blog também! 

5 - Percebeu que a palavra-chave é gostar, né?

Não, nós não queremos uma análise técnica. Nós queremos toda a sua parcialidade. Aprofunde-se, divague... Sem essa de só resumir a história, viu?! E se você não curtiu o livro, não é pra ter medo de ser sincero por receio de perder a parceria. Como a gente disse mais acima... acontece, oras! E a última coisa que a gente quer é que todos os seus leitores se sintam enganados. Críticas construtivas são sempre bem-vindas :-)

Passou por todas as perguntas acima e tá convencido de que a Escrita é a sua cara? Escreve pra gente! Rolam uns detalhes técnicos estatísticos também, mas isso a gente explica "pessoalmente" ;-)